Decisão tomada é hora de iniciar o sonho da casa própria.
A casa dos seus sonhos, precisará de um terreno e aí vem um dos passos mais importantes: a escolha do terreno.
A escolha do terreno
Vários fatores devem ser analisados no momento em que se fará a escolha do terreno do futuro imóvel. A localização é boa? Uma boa localização garante uma maior valorização do imóvel como um todo e facilita locomoção e acesso à comércios e demais serviços. Possui infraestrutura? Verifique se serviços básicos como água, luz, esgoto atendem ao seu lote para evitar custos extras. E o mais importante, conheça a composição e comportamento do seu terreno: Seu terreno é plano ou tem um aclive/declive muito grande? Grandes variações no relevo do seu terreno podem exigir maiores custos com contenções ou terraplenagens. Outro ponto a se analisar é a composição do solo do terreno… Terrenos alagadiços ou pobres em resistência podem exigir fundações mais complexas e caras para sustentar sua edificação.
Análise documental e fiscal
Terreno escolhido! Agora é hora de verificar se seu terreno está livre e desempedido de dívidas junto a órgãos fiscais e qual a documentação que este possui. Se possui apenas contrato de compra e venda, se possui escritura , matrícula… Se este documento apresenta apenas a área total do seu lote ou se este é apenas uma fração de um lote maior.
Essas análises devem ser feitas antes da compra do lote, evitando assim maiores custos e dores de cabeça inesperadas!
Contratação de um engenheiro/arquiteto
Adquirido o terreno é hora de começar o desenvolvimento do projeto da sua casa. Construção sem projeto é dor de cabeça na certa. Um bom profissional irá desenvolver o projeto que mais se adequa aos seus desejos, orçamento, terreno e Plano Diretor do Município.
Evitando ao máximo, custos extras, problemas de execução, multas por construção irregular e por aí vai!!!!
Nós sabemos, pode parecer muita coisa, mas com a ajuda de um Engenheiro você consegue organizar tudo isso e executar cada passo com segurança e economia!
Após tudo isso, emite-se o Alvará de construção e a obra inicia. Mas o processo não acaba aí, além de todo devido acompanhamento de obra para garantir que se realize o sonho e não um pesadelo, após finalizar a construção deve se também finalizar a regularização da obra junto à Prefeitura Municipal e Receita Federal.
Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco, será um prazer te ajudar a realizar seu sonho!